PIB do Brasil pode crescer 5,42% a mais com Reforma Tributária, confira

Com a Reforma Tributária de Paulo Guedes, em 10 anos PIB do Brasil pode ter crescimento histórico

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
 - Publicado em 27/07/2020 às 
18:54
Paulo Guedes e Jair Bolsonaro | PIB do Brasil | Reforma Tributária
Paulo Guedes e Jair Bolsonaro | PIB do Brasil | Reforma Tributária

Em um estudo feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) do Governo Federal, apontou que o PIB do Brasil pode crescer 5,42 a mais até 2033 com a Reforma Tributária.

A informação foi divulgada no último dia 20 pelo portal do IPEA o qual identificou que uma mudança na forma de cobrança dos impostos terá um impacto extremamente positivo no PIB do Brasil.

O estudo avaliou um período de 10 anos nos cenários com e sem reforma tributária, e mostrou que com a reforma o Brasil terá ganhos de crescimento e de eficiência de arrecadação de impostos, além de permitir um crescimento de setores da indústria brasileira em cerca de 23,7%.

Segundo o pesquisador João Maria de Oliveira, ao longo dos anos a cobrança de impostos foi sendo moldada pra suprir as necessidades de arrecadação, entretanto, a tributação brasileira em cima dos itens de consumo corresponde cerca de 50% da arrecadação, o que aumenta os valores dos produtos e prejudica os mais pobres.

A Reforma Tributária pode acelerar crescimento no PIB do Brasil

A proposta da Reforma Tributária do Ministro da Economia, Paulo Guedes, propõem a unificação de dois impostos federais, o PIS e o COFINS, para um novo imposto chamado CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços).

Com a simplificação desses tributos, as empresas terão menos burocracia na hora de fazer declaração dos impostos, isso significa que haverá uma redução nos gastos para gerir a papelada e fazer a contabilidade.

Essa redução de gastos poderá gerar um incentivo para que as empresas invistam mais em mão de obra especializada para fornecer seus bens ou serviços.

Por consequência haverá um aumento no número de profissionais empregados e também no consumo em geral, causando um efeito em cascata que pode acelerar o crescimento do PIB do Brasil.

Fonte: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36119&Itemid=3

Tags: 
VEJA TAMBÉM:
Política Nacional
Operação Topique: possível presença de três incoerências em nota do PT
Política Nacional
URGENTE: Jair Bolsonaro entra com uma ADIN contra o STF e a favor da liberdade de expressão
Opinião
Liberdade de expressão está sob ameaça, entenda o motivo
Atualidades
Brasil tem MAIS DE 1 MILHÃO E 500 MIL PESSOAS RECUPERADAS do novo Coronavírus
error: Conteúdo protegido!