Donald Trump anuncia que EUA não vai mais financiar a OMS e critica tolerância da entidade com a China

Trump quer fim do apoio dos Estados Unidos à OMS

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
 - Publicado em 08/07/2020 às 
20:58
Donald Trump
Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última terça-feira (07) o governo americano está iniciando os trâmites legais para retirada do apoio a OMS (Organização Mundial de Saúde). Já há algum tem que Trump ameaçando cortar apoio definitivamente a organização.

O Presidente americano crítica a entidade pela excessiva aproximação com a China, blindando o país das reponsabilidade dos desastres causados pelos vírus chinês e a demora do governo em alertar o mundo.

Os Estados Unidos estão entre os principais financiadores da OMS no mundo, o valor médio por ano que a entidade recebe é cerca de US$ 400 milhões ao ano, valor que corresponde a 15% de sua receita. Segundo o portal voz americano, o governo já notificou o secretário-geral da ONU sobre a retirada do apoio.

Na notificação enviada a OMS, Trump acusa a organização de está sob controle total do ditador chinês, Xi Jinping. Em respostas ao Presidente Trump, o diretor -geral da OMS, Tedros Adhanom postou a palavra “Together” no twitter, expressando que o momento agora de ficar unidos.

O candidato da oposição à presidência dos EUA, Joe Biden, afirmou que caso venha vencer as eleições em novembro, irá reverter a decisão de Trump e voltar com o apoio a entidade.

Donald Trump e o “America First”

Assim como Jair Bolsonaro, Donald Trump não é um grande “fã” de entidades globalista. Nos EUA o governo está cada vez mais focado na agenda chamada “America First” – América Primeiro, que consolidou o fim de muitos tratados internacionais.

Trump tem lutado com unhas e dentes para manter os Estados Unidos gigante economicamente, apesar de todos os ataques que vem recebendo dos democratas que fazem de tudo pra ir na direção contrária.

Tags: 
VEJA TAMBÉM:
Política Nacional
Operação Topique: possível presença de três incoerências em nota do PT
Economia
PIB do Brasil pode crescer 5,42% a mais com Reforma Tributária, confira
Política Nacional
URGENTE: Jair Bolsonaro entra com uma ADIN contra o STF e a favor da liberdade de expressão
Opinião
Liberdade de expressão está sob ameaça, entenda o motivo
error: Conteúdo protegido!