Punição aos políticos corruptos na pandemia

Corrupção tirou mais vidas do que o vírus chinês

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
 - Publicado em 23/07/2020 às 
04:59
Políticos corruptos devem ser presos
Políticos corruptos devem ser presos

Atualmente o Brasil está enfrentando uma crise sem precedentes na saúde pública. Nesse contexto de pandemia, segundo a Agência de Comunicação do Senado, no dia 15 abril, o poder judiciário através do Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou que estados e municípios poderiam regularizar ações de isolamento social, trancamento do comércio e outras limitações. Assim, foi assegurada a autonomia dos gestores executivos estaduais e municipais para adotarem medidas no combate ao Covid-19.

O Governo Federal ficou responsável pela transferência de recursos para os estados e prefeituras investirem na estruturação do sistema público de saúde, e consequentemente, contribuir para viabilizar atendimento adequado e digno para os cidadãos brasileiros acometidos pelo novo Coronavírus.

No âmbito burocrático, os governadores e prefeitos que decretaram estado de calamidade pública, de modo consequente, o processo de execução de contratos e de compras pode ser efetivado com dispensa de licitação. Contudo, a mesma contribuiu para efetivação da corrupção.

A título de exemplificação, podemos mencionar que a corrupção foi gerada através do superfaturamento de respiradores, equipamentos, medicamentos, hospitais de campanha e etc. E esse desvio de dinheiro causou ruína na vida das pessoas, visto que deixou de ser investido dinheiro nos hospitais para salvar vidas de brasileiros.

Além disso, com a falta de planejamento adequado dos gestores executivos deliberando o fechamento de tudo sem uma organização, com a possível intenção de receber mais dinheiro do Governo Federal cooperou para um grande aumento de desempregados. E com o desemprego surgiram outras consequências como: A falta de dinheiro para efetuar o pagamento das despesas mensais e da alimentação; o aumento da violência doméstica; e o surgimento de outros problemas de saúde. 

Diante do exposto, podemos elencar alguns questionamentos como: Haverá punição para os políticos que cometerem o crime de corrupção em meio a essa pandemia? Os governadores e prefeitos estão realizando prestação de contas de forma explícita e transparente para seus eleitores dos recursos recebidos pelo governo federal? Os eleitores estão cobrando transparência dos seus gestores executivos das transferências realizadas pelo Governo Federal para os cofres públicos dos estados e prefeituras?

Dessa forma, nota-se que o crime de corrupção causa consequências graves na vida dos brasileiros ou até mesmo pode contribuir para a morte dos mesmos. Pois, os recursos deixam de ir para o atendimento das necessidades da população e são direcionados para os bolsos dos políticos.

Assim, com a liberdade de acesso às informações proporcionadas pela internet a população brasileira estar se tornando mais crítica e pensativa, causando com que a expressão originada da insensatez comum “o político roubou, mas fez” NÃO SEJA MAIS ACEITA pelos cidadãos brasileiros.

Tags: 
VEJA TAMBÉM:
Política Nacional
Operação Topique: possível presença de três incoerências em nota do PT
Economia
PIB do Brasil pode crescer 5,42% a mais com Reforma Tributária, confira
Política Nacional
URGENTE: Jair Bolsonaro entra com uma ADIN contra o STF e a favor da liberdade de expressão
Opinião
Liberdade de expressão está sob ameaça, entenda o motivo
error: Conteúdo protegido!