A evolução tecnológica contribuiu para a viabilização da liberdade de expressão. Pois, atualmente atingimos uma época digital, em que as informações percorrem com grande agilidade, proporcionando um diálogo direto entre os sujeitos.
Nesse contexto de efetivação da liberdade de expressão e opinião, é relevante mencionar que esse direito é garantido para qualquer pessoa sem que exista interferência de terceiros. Pois, o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que:
“Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
Atualmente no cenário brasileiro, uma parte da população encontra-se em uma fase em que o respeito à opinião divergente não estar sendo efetivado. Isto é, a atitude de entender e aceitar que a outra pessoa pode não pensar igual a você, não é mais adotada.
Principalmente no que se refere ao contexto político, visto que dependendo do seu posicionamento político é atribuído a sua pessoa características pessoais que não são suas. Isto é, as outras pessoas fazem um pré-julgamento de suas ações, valores e crenças.
É importante ressaltar que o direito de expor sua opinião política partidária é legitimo, desde de que essa ação não prejudique o outro. Assim, o ser humano possui o direito de expressar-se politicamente, mas isso não pode ferir ou denigrir a imagem de ninguém.
E essa ação de comunicar-se politicamente é garantida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pois no seu artigo II consta que:
“Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”.
Nesse sentido, a junção entre os benefícios da evolução da tecnologia através do surgimento das redes sociais e a liberdade de poder expor a opinião política proporcionou um certo incomodo a classe política.
Assim, percebe-se que existe uma certa intenção de tolher a vivência desse direito. Pois, ontem 24 de julho, contas das redes sociais de algumas pessoas que expressam sua opinião política ligadas a uma ideologia de direita foram suspensas.
Dessa forma, elencamos alguns questionamentos como: Agora é proibido expressar opinião política? As ações de uma pessoa pública não podem sofrer nenhuma crítica? Essa ação irá acontecer com as demais pessoas que pensam politicamente diferente?
Em suma, nota-se explicitamente que está sendo violado o direito da liberdade de expressão que estar claramente expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos.