URGENTE: Jair Bolsonaro entra com uma ADIN contra o STF e a favor da liberdade de expressão

Jair Bolsonaro junto com Advocacia Geral da União entraram com ADIn contra o STF em defesa da liberdade de expressão

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
 - Publicado em 25/07/2020 às 
22:18
Foto-montagem: Ministro do STF Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro | ADIN | Fonte: Twitter do STF e Rádio Melodia
Foto-montagem: Ministro do STF Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro | ADIN | Fonte: Twitter do STF e Rádio Melodia

O Presidente Jair Bolsonaro acaba de comunicar via tweet que entrou com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF. A representação foi feita neste sábado (25) juntamente com a AGU(Advocacia-Geral da União).

Segundo as informações divulgadas por Jair Bolsonaro, a ação desta ADIN é com base no ART. 5º da Constituição Federal que refere-se aos direitos fundamentais do cidadão, entre eles o direito a liberdade.

Jair Bolsonaro explica que o STF agora terá a oportunidade de fazer a interpretação com responsabilidade sobre as “liberdades de manifestação do pensamento, de expressão, … além dos princípios da legalidade e da proporcionalidade“.

No Facebook, a Deputada Federal (PSL-SP), Carla Zambelli, postou um vídeo comentando a notícia, confira:

URGENTE!!!O Presidente Jair Messias Bolsonaro entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF visando proteger a LIBERDADE DE EXPRESSÃO que foi duramente atacada ontem!- Uma ação baseada na clareza do Art. 5°, dos direitos e garantias fundamentais.Parabéns, Presidente!

Posted by Carla Zambelli on Saturday, July 25, 2020

Entenda o porquê de Jair Bolsonaro ter entrado com uma ADIN no STF

Na última sexta-feira (24) o STF determinou o bloqueio de contas no Facebook e Twitter de alguns apoiadores do Governo Bolsonaro. Entre as pessoas que tiveram seu direito a liberdade de expressão na redes sociais censurados estão: os jornalistas Allan dos Santos e Bernardo Kuster, os empresários Luciano Hang da Havan e Otávio Fakhoury, o político Roberto Jefferson e Sara Winter.

A decisão veio de uma ação do STF através de um inquérito que atualmente é comandado pelo ministro Alexandre de Moraes. Um dos motivos para o bloqueio das contas seriam por veiculação de ataques e críticas ao STF.

Pra que serve uma ADIN?

Um dos motivos que levam a impetrar com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) é quando uma única ou última instância do poder judiciário decide algo que contraria algum dispositivo da Constituição Federal.

Em outras palavras, ele objetiva a invalidação de lei ou ato normativo que seja incompatível com a constituição. Entretanto nem tudo são flores, pois a competência para julgar a ação ficar a cargo do Supremo Tribunal Federal.

Tags: 
VEJA TAMBÉM:
Política Nacional
Operação Topique: possível presença de três incoerências em nota do PT
Economia
PIB do Brasil pode crescer 5,42% a mais com Reforma Tributária, confira
Opinião
Liberdade de expressão está sob ameaça, entenda o motivo
Atualidades
Brasil tem MAIS DE 1 MILHÃO E 500 MIL PESSOAS RECUPERADAS do novo Coronavírus
error: Conteúdo protegido!